Skip to content
DeCaveiras

Origem das caveiras mexicanas

A Catrina

“La Catrina” é o título que recebe a gravura em metal de 1873 pelo cartunista mexicano José Guadalupe Posada. Nesta gravura, uma caveira aparece vestida com um chapéu de plumas à moda francesa da época.

Esta gravura foi originalmente chamada “Calavera garbancera”. Este nome refere-se aos personagens da sociedade mexicana da época, que tentaram fingir riquezas e um estilo de vida que não lhes correspondia, imitando os europeus ricos.

Algumas pessoas da cidade pararam de vender milho da região para vender grão-de-bico europeu. Eles achavam que eles seriam mais importantes e respeitados na venda de produtos europeus. “Calavera garbancera” pode ser traduzido para português como “caveira que vende grão-de-bico”

Imagens de crânios com roupas ostensivas apareceram ilustrando os textos conhecidos como “Calaveras literarias”. “Calaveras literarias” eram versos escritos em tom zombeteiro que costumavam ser publicados nos dias anteriores ao Dia dos Mortos, para zombar dos vivos. Publicados em jornais críticos do governo da época, eram acompanhados por crânios e esqueletos em situações cotidianas.

Morte santa

Mais tarde, em 1960, em Veracruz, nasceu a figura de”Santa Muerte”,Morte santa, em a aparência de uma virgem cristã usando um crânio para o rosto. Várias igrejas como a católica, a batista, a presbiteriana, a metodista, entre outras, rejeitam e condenam sua veneração, considerando-a diabólica.

Caveiras de cor mexicana

Atualmente, os crânios de argila pintados em cores diferentes fazem parte da tradição do dia dos mortos no México. Muito comum e grande representante da sua tradição popular, é uma das memórias mais apreciadas pelos turistas.

No vídeo a seguir você pode ver como esses elementos decorativos são feitos.

Se você gosta dessas lindas caveiras, temos uma seleção de artigos para levar a sua casa

    Além de caveiras mexicanas, no nosso site você encontrará:

    Almofadas de Caveiras

    Mochilas de Caveiras

    Quadros de Caveiras

    error: Content is protected !!